O “Seminário 75 anos da Ater Pública Governamental: Inovações e Soluções” acontece nesta terça e quarta-feira (dias 5 e 6), no Hotel Tauá
BELO HORIZONTE (05/12/23) – A agricultura brasileira vem registrando um grande crescimento nas últimas décadas, mas o serviço de extensão rural ainda carece de mais apoio e reconhecimento para que o forte avanço do setor também chegue a muitos pequenos produtores. Essa é uma das conclusões apresentadas no “Seminário 75 anos da Ater Pública Governamental: Inovações e Soluções”, que ocorre nesta terça e quarta-feira (dias 5 e 6), no Hotel Tauá, em Caeté. O evento tem transmissão ao vivo no canal da Emater-MG no YouTube.
O serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) surgiu no Brasil em 1948 com a fundação da Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Minas Gerais (Acar-MG) que, em 1975, se transformou na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), cujo aniversário é comemorado no dia 6 de dezembro. O trabalho do extensionista é ser a ponte entre o conhecimento produzido em universidades e centros de pesquisa e os pequenos e médios produtores, especialmente a agricultura familiar.
Distanciamento tecnológico
O presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Natalino Avance, ressaltou no evento que, atualmente, apenas 22% dos agricultores do Brasil têm acesso à Ater pública. “Precisamos reforçar esse serviço. A falta de atendimento aos agricultores familiares provoca desequilíbrio econômico, distanciamento tecnológico entre pequenos e grandes produtores e pobreza. Só temos um instrumento para mudar esse quadro que é o investimento na extensão rural pública”, salientou Natalino.
A Asbraer congrega 27 instituições estatais sediadas em todo o país e subdivididas em Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATERs), que tem entre os seus principais objetivos garantir assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades do campo. No “Seminário 75 anos da Ater Pública Governamental: Inovações e Soluções”, estão reunidos participantes de 15 estados brasileiros. “A Ater Pública precisa ser mais valorizada. Temos que empenhar recursos e esforços para garantir que esse serviço, que tem gerado resultados tão expressivos, chegue a mais produtores”, reforçou o presidente da Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural), Jefferson Coriteac.
75 anos de história
Durante o seminário, a Emater-MG será homenageada pelos seus 75 anos. Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), a empresa tem convênio com 811 municípios do estado e beneficia, anualmente, mais de 350 mil produtores rurais com assistência técnica e extensão rural públicas. De novembro de 2022 a outubro de 2023, foram cerca de 2,7 milhões de atendimentos prestados a agricultores familiares e suas organizações. Na agenda ambiental, a Emater–MG desenvolve diversas ações no Estado, voltadas tanto para a promoção de práticas produtivas sustentáveis, como para a implementação de práticas de conservação e recuperação ambiental.
Um importante impulso para o crescimento da empresa no último ano foi a parceria estabelecida com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), que tem beneficiado mais de 3 mil escolas e 16 mil agricultores familiares. “A Emater-MG é uma referência não só por ser a primeira empresa no segmento no país, mas pelo que geramos de melhoria da qualidade de vida no campo. Espero que esse seminário promova a discussão da Ater pública do futuro, pois temos a responsabilidade de levar o trabalho adiante. São milhões de pessoas que precisam do nosso apoio e põem grande esperança no serviço dos extensionistas”, assegurou o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia.
Desafios e tendências
Durante o seminário, estão sendo abordadas temáticas como o perfil da Agricultura Familiar no século XXI - desafios e tendências, o desenvolvimento sustentável local/territorial e a agricultura familiar; segurança alimentar: consumo e produção de alimentos no mundo e no Brasil, novas tecnologias do agronegócio, inclusão digital no meio rural, empreendedorismo e associativismo, protagonismo de jovens e mulheres rurais e políticas públicas, além de práticas inovadoras de Ater (programação completa abaixo).
Também haverá uma Feira da Agricultura Familiar, com apresentações culturais. No último dia do evento, também haverá a assinatura do contrato entre a Emater-MG e a Secretaria de Estado de Educação para o Fortalecimento do PNAE e os lançamentos da Plataforma Édocampo (comércio eletrônico) e do Catálogo de Produtos e Serviços Turísticos.
A abertura do evento contou ainda com a presença do secretário adjunto da Secretaria de Estado de Agricultura, João Ricardo Albanez; do coordenador de Fomento à Ater do MDA, Manoel José Mendonça; e do deputado federal José Silva. O “Seminário 75 anos da Ater Pública Governamental: Inovações e Soluções” é uma realização da Emater-MG, Seapa e Governo de Minas, com apoio da BB Seguros, Cemig, Copasa, Banco do Nordeste, Sicredi e Sicoob.
Programação do Seminário 75 anos da Ater Pública Governamental: Inovações e Soluções:
DIA 05/12
8 às 9h - Abertura oficial e histórico da ATER Pública Governamental em Minas Gerais. Palestrantes: João Ricardo Albanez (Seapa-MG), Manoel José Mendonça (SAF/MDA), Natalino Avance de Souza (Asbraer), Jefferson Coriteac (Anater) e Otávio Martins Maia (diretor-presidente Emater-MG).
9h às 12h30 - Boas práticas de ATER
12h30 às 14h30 - Almoço
14h30 às 16h15 - Agricultura Familiar e a Agenda 2030
Palestrantes: Gustavo Chianca (Representante Adjunto da FAO no Brasil), Mauro Eduardo Del Grossi (UNB) e Lilian dos Santos Rahal (MDS) e Marcus Peixoto (Assessor no Senado).
16h45 às 18h - Agricultura Familiar: Tecnologias, Inovação e Inclusão Digital
Novas tecnologias do agronegócio.
Palestrantes: Leonardo Dias de Oliveira (NovoAgro Ventures), Luís Fernando Soares Zuin (USP) e Helger Marra Lopes (FJP).
19 às 22h - Feira da Agricultura Familiar, com apresentações culturais.
DIA 6/12
8 às 9h25 - Agricultura Familiar: Empreendedorismo, Associativismo e Cooperativismo
Palestrantes: Marden Márcio Magalhães (Sebrae), Sérgio Schneider (UFRS) e Gelson Soares (diretor técnico da Emater-MG).
9h25 às 11h25 - Protagonismo de jovens e mulheres rurais.
Palestrantes: Hosana de Cássia Silva (Empreendedoras do Café/Santa Rita do Sapucaí), Vanilda dos Santos Ribeiro Alcântara (Grupo de Mulheres de Maria Nunes/Diamantina) e Augusto Borges Ferreira (Associação dos Produtores do Alto da Serra/São Gonçalo do Sapucaí).
11h25 às 12h30 - Contrato SEE/Emater: Fortalecimento do PNAE e lançamentos da
Plataforma Édocampo (comércio eletrônico) e do Catálogo de Produtos e Serviços Turísticos.
14h30 às 16h30 - Agricultura Familiar e Ater Pública
Palestrantes: Patrícia Vasconcelos Lima (SAF/MDA), Luciano Brandão (Asbraer) e Jefferson Coriteac (Anater) e Argileu Martins
16h30 às 16h45 – Energias Renováveis
Palestrante: Evacir Oliveira Júnior (Banco do Nordeste)
19 h - Solenidade em comemoração aos 75 Anos da Emater-MG
OBS: Programação sujeita à alterações.
Assessoria de Comunicação – Emater-MG
Jornalista responsável: Flávia Freitas
Atendimento à imprensa:
Terezinha Leite – Tel.: (31) 3349-8021
E-mail: terezinha.ascom@emater.mg.gov.br
www.emater.mg.gov.br
facebook.com/ematerminas
Fotos: Divulgação Emater-MG
Publicado em: 05/12/2023
Publicado em: 05/12/2023
Matérias Relacionadas
Compartilhe!