Foco da Agenda
A pecuária bovina está entre as principais atividades agropecuárias de Minas Gerais. O Estado é o maior produtor nacional de leite, tem o segundo maior rebanho bovino do país e também ocupa a vice-liderança na produção de carne. Além da expressividade econômica, a pecuária bovina também tem importante função social para os mineiros. Ela gera trabalho e renda no campo, além de disponibilizar para o mercado alimentos de alto valor nutritivo, contribuindo com a segurança alimentar.
Ao incluir a pecuária como um dos eixos de sua Agenda Estratégica, a Emater–MG assume o desafio de proporcionar maior competitividade à cadeia de valor desta atividade, incluindo os sistemas agroindustriais. Os extensionistas da Empresa prestam assistência aos pecuaristas em todo o Estado, com diversas ações relacionadas à atividade.
O trabalho da Emater–MG tem por objetivo a qualificação técnica e gerencial da atividade desenvolvida pelos pecuaristas. Uma das principais ações é o incentivo à produção de alimento de qualidade e em quantidade suficiente para suprir a demanda do mercado consumidor. A Empresa também trabalha para viabilizar e ampliar a oferta de fêmeas e touros reprodutores de alto padrão, promovendo a melhoria genética do plantel mineiro. A eficiência reprodutiva e produtiva do rebanho bovino e o aumento da oferta de bezerros para recria e abate também estão entre as principais ações desenvolvidas pelos extensionistas da Empresa. Outra linha de ação da Emater–MG no trabalho com os produtores rurais é a constante melhoria dos parâmetros de qualidade do leite produzido em Minas Gerais e na gestão das propriedades.
Desafios e Proposições
Modernização da gestão na atividade de bovinocultura
Aplicar o Sistema de Gestão da Atividade de Bovinocultura nas propriedades trabalhadas como Unidades de Experimentação Tecnológica ou Unidades de Referência em bovinocultura.
Identificar e assessorar tecnicamente jovens para atuarem na Cadeia de Valor da Bovinocultura, com ênfase na gestão.
Fornecimento de alimento volumoso, com qualidade e em quantidade suficiente, para o rebanho bovino
Recuperar áreas de pastagens degradadas dos municípios conveniados com a Emater-MG, em conformidade com as tecnologias preconizadas no Plano ABC – Agricultura de Baixo Carbono.
Ampliar a área de plantio de cana-de-açúcar, além de milho e sorgo para a produção de silagem nas propriedades assistidas em bovinocultura.
Melhoria dos parâmetros qualitativos do leite produzido em Minas Gerais
Implantar as Boas Práticas Agropecuárias de Produção nas propriedades trabalhadas como Unidades de Experimentação Técnica ou Unidades de Referência.
Realizar eventos técnicos voltados para a produção e oferta de leite de qualidade, em conformidade com as Instruções Normativas 76 e 77 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Oferta de fêmeas bovinas de qualidade para a reposição em rebanhos leiteiros e de touros/reprodutores melhoradores
Estabelecer parcerias com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Embrapa, associações de criadores, empresas de biotecnologia, criadores “melhoristas”, cooperativas, associações e grupos de produtores, visando a melhoria genética dos rebanhos bovinos comerciais.
Negociar com cooperativas de produtores e laticínios a implementação de projetos para melhoria genética do rebanho por meio do repasse de fêmeas de reposição.
Eficiência reprodutiva e produtiva do rebanho bovino e aumento da oferta de bezerros (as) para recria e abate
Aumentar a oferta de animais para o abate, por meio da adoção de práticas de manejo reprodutivo e produtivo, como: redução do intervalo de partos e da idade ao primeiro parto e aumento de peso dos bezerros(as) à desmama.
Ampliar a assistência técnica veterinária às propriedades assistidas por meio de parcerias com cooperativas, sindicatos de produtores, prefeituras municipais e profissionais autônomos.
Certifica Minas Leite e Certifica Minas Carne Bovina
O Programa Certifica Minas, em seus escopos de atendimento aos produtos leite e carne bovina, idealizado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas vinculadas, Emater-MG, IMA e Epamig, é resultado de uma composição tecnológica, logística e operacional destinada a promover o desenvolvimento e a profissionalização da bovinocultura de leite, corte e mista, segmento estratégico e indispensável do agronegócio mineiro.
Percebendo e vislumbrando o mercado cada vez mais exigente, o processo de certificação tem o propósito de assegurar a oferta de leite e carne de qualidade, produzidos em sistemas sustentáveis, promovendo sua inserção competitiva nos mercados nacional e internacional. Em outra perspectiva, espera-se que o programa contribua para um maior dinamismo das economias dos municípios mineiros com expressividade na bovinocultura, com geração de mais postos de trabalho e de renda. De forma complementar, o programa propicia a articulação e a interação institucional do segmento público com organizações do setor privado, tanto de insumos, quanto produção e indústrias, tendo em vista a qualidade final do produto a ser ofertado à sociedade.
Circuito Mineiro de Bovinocultura
O Circuito Mineiro da Bovinocultura é um programa de disseminação tecnológica que utiliza diversos métodos de extensão rural para o alcance de seus objetivos. Seminários, dias de campo, torneios leiteiros, webinares, encontros técnicos são exemplos de eventos realizados. Os temas técnicos são escolhidos conforme a Agenda de Bovinocultura e as demandas dos produtores rurais.
Convênio Mapa Bovinocultura
O convênio tem como objeto a execução de serviços de assistência técnica e extensão rural a produtores rurais que se dedicam à bovinocultura, visando proporcionar meios e condições para a apropriação de tecnologias e estratégias de administração dos sistemas de produção, num sistema sustentável e competitivo.
Ele é composto de metas de realização de assistência técnica aos bovinicultores e eventos coletivos como reuniões e dias de campo.
Atualmente o convênio é executado em 20 unidades regionais da Emater-MG, atendendo 256 produtores em 109 municípios, nas seguintes regiões: Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Campo das Vertentes, Sul de Minas, Zona da Mata, Central e Leste.
Convênio Mapa Leite Estado
O convênio tem por objeto a melhoria da qualidade do leite no Estado de Minas Gerais, tendo como objetivo contribuir para a produção de leite em propriedades rurais de médios produtores. São ao todo 31 municípios e 124 produtores das regiões de Curvelo, Guanhães, Patos de Minas e Unaí. Além da assistência técnica, são feitas capacitações para técnicos e produtores, encontro de técnicos com cooperativas de leite, circuitos e seminários, material técnico, além de distribuição de insumos para implantação das unidades didáticas.
Convênio Mapa Leite no Semiárido
O convênio tem por objetivo disseminar tecnologias agropecuárias da bovinocultura de leite com foco na convivência com a seca a partir de tecnologias sustentáveis. A integração lavoura pecuária, a produção de alimentos para o período seco e a introdução de espécies adaptadas ao semiárido são as tecnologias e princípios norteadores do trabalho do extensionista. O convênio beneficia médios produtores de leite de 38 municípios e 150 produtores rurais das regiões de Januária, São Francisco, Montes Claros, Janaúba, Salinas, Jaíba, Almenara e Teófilo Otoni. Além da assistência técnica, são realizadas capacitações de técnicos e de produtores rurais, dias de campo, seminários e distribuição de materiais técnicos.
Pró Genética
O Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino de Minas Gerais (Pró-Genética / Pró-Fêmeas) tem como objetivo promover o aprimoramento do rebanho bovino do Estado e o consequente fortalecimento das cadeias produtivas da carne bovina e do leite. Ele é coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e executado pela Emater-MG, Epamig e IMA, em parceria com prefeituras municipais e instituições privadas como os sindicatos de produtores rurais, cooperativas agropecuárias, agentes financeiros e, de forma destacada, com as associações de criadores.
Em cada município, o programa é realizado por meio de feiras e/ou leilões de touros e matrizes, promovidos por um arranjo local entre as instituições parceiras. Produtores interessados em adquirir touros e matrizes geneticamente superiores comparecem nestes eventos e negociam diretamente com os criadores / vendedores.
Programa de Inseminação Artificial
Iniciado em 2017, o Programa de Inseminação Artificial, desenvolvido pela Emater–MG, permite que agricultores familiares de dezenas de municípios do Sul de Minas melhorem a qualidade genética do rebanho, por meio da inseminação artificial nas vacas, utilizando sêmen de reprodutores de alto padrão. Por meio do programa, são adquiridos e distribuídos botijões de sêmen, motos para deslocamento dos inseminadores e kits de inseminação. Os recursos aplicados são provenientes do governo estadual e de emenda parlamentar.
Acordo de Cooperação Técnica—Embrapa
O Acordo de Cooperação Técnica Emater/Embrapa tem por objetivo incentivar a adoção dos princípios de boas práticas agrícolas por meio da socialização de tecnologias, práticas, produtos, processos e serviços associados aos sistemas integrados de produção agropecuária nos Vales do Médio e Baixo Jequitinhonha e o Alto Rio Pardo. Pela Emater-MG, foram implementadas unidades demonstrativas em aproximadamente 20 municípios, nas regiões de Capelinha, Almenara e Salinas. Foram realizados plantios de palma forrageira, diversos cultivares de braquiárias, capim elefante, cana-de-açúcar, mandioca e sorgo. Para a disseminação destas tecnologias são realizados os dias de campo e webinares.
Parcerias
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede)
Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig)
Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (Girolando)
Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)
Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ)
Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam)
Universidades
Prefeituras municipais
Empresas de pesquisa agropecuária
Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais Ltda. (SICOOB Central)
Crediminas
Banco do Brasil
Responsáveis pela Agenda
Antônio Carlos Fernandes Quaresma — quaresma@emater.mg.gov.br
Nauto Martins — nauto@emater.mg.gov.br
Tânia Guimarães Rabello Conceição — tania.rabelo@emater.mg.gov.br
Matérias Relacionadas
Compartilhe!