Foco da Agenda

A pecuária bovina está entre as principais atividades agropecuárias de Minas Gerais. O Estado é o maior produtor nacional de leite, tem o segundo maior rebanho bovino do país e também ocupa a vice-liderança na produção de carne. Além da expressividade econômica, a pecuária bovina também tem importante função social para os mineiros. Ela gera trabalho e renda no campo, além de disponibilizar para o mercado alimentos de alto valor nutritivo, contribuindo com a segurança alimentar.

Ao incluir a pecuária como um dos eixos de sua Agenda Estratégica, a Emater–MG assume o desafio de proporcionar maior competitividade à cadeia de valor desta atividade, incluindo os sistemas agroindustriais. Os extensionistas da Empresa prestam assistência aos pecuaristas em todo o Estado, com diversas ações relacionadas à atividade.

O trabalho da Emater–MG tem por objetivo a qualificação técnica e gerencial da atividade desenvolvida pelos pecuaristas. Uma das principais ações é o incentivo à produção de alimento de qualidade e em quantidade suficiente para suprir a demanda do mercado consumidor. A Empresa também trabalha para viabilizar e ampliar a oferta de fêmeas e touros reprodutores de alto padrão, promovendo a melhoria genética do plantel mineiro. A eficiência reprodutiva e produtiva do rebanho bovino e o aumento da oferta de bezerros para recria e abate também estão entre as principais ações desenvolvidas pelos extensionistas da Empresa. Outra linha de ação da Emater–MG no trabalho com os produtores rurais é a constante melhoria dos parâmetros de qualidade do leite produzido em Minas Gerais e na gestão das propriedades.

Desafios e Proposições

Modernização da gestão na atividade de bovinocultura

  • Aplicar o Sistema de Gestão da Atividade de Bovinocultura nas propriedades trabalhadas como Unidades de Experimentação Tecnológica ou Unidades de Referência em bovinocultura.

  • Identificar e assessorar tecnicamente jovens para atuarem na Cadeia de Valor da Bovinocultura, com ênfase na gestão.

Fornecimento de alimento volumoso, com qualidade e em quantidade suficiente, para o rebanho bovino

  • Recuperar áreas de pastagens degradadas dos municípios conveniados com a Emater-MG, em conformidade com as tecnologias preconizadas no Plano ABC – Agricultura de Baixo Carbono.

  • Ampliar a área de plantio de cana-de-açúcar, além de milho e sorgo para a produção de silagem nas propriedades assistidas em bovinocultura.

Melhoria dos parâmetros qualitativos do leite produzido em Minas Gerais

  • Implantar as Boas Práticas Agropecuárias de Produção nas propriedades trabalhadas como Unidades de Experimentação Técnica ou Unidades de Referência.

  • Realizar eventos técnicos voltados para a produção e oferta de leite de qualidade, em conformidade com as Instruções Normativas 76 e 77 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Oferta de fêmeas bovinas de qualidade para a reposição em rebanhos leiteiros e de touros/reprodutores melhoradores

  • Estabelecer parcerias com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Embrapa, associações de criadores, empresas de biotecnologia, criadores “melhoristas”, cooperativas, associações e grupos de produtores, visando a melhoria genética dos rebanhos bovinos comerciais.

  • Negociar com cooperativas de produtores e laticínios a implementação de projetos para melhoria genética do rebanho por meio do repasse de fêmeas de reposição.

Eficiência reprodutiva e produtiva do rebanho bovino e aumento da oferta de bezerros (as) para recria e abate

  • Aumentar a oferta de animais para o abate, por meio da adoção de práticas de manejo reprodutivo e produtivo, como: redução do intervalo de partos e da idade ao primeiro parto e aumento de peso dos bezerros(as) à desmama.

  • Ampliar a assistência técnica veterinária às propriedades assistidas por meio de parcerias com cooperativas, sindicatos de produtores, prefeituras municipais e profissionais autônomos.

Certifica Minas Leite e Certifica Minas Carne Bovina

O Programa Certifica Minas, em seus escopos de atendimento aos produtos leite e carne bovina, idealizado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas vinculadas, Emater-MG, IMA e Epamig, é resultado de uma composição tecnológica, logística e operacional destinada a promover o desenvolvimento e a profissionalização da bovinocultura de leite, corte e mista, segmento estratégico e indispensável do agronegócio mineiro.

Percebendo e vislumbrando o mercado cada vez mais exigente, o processo de certificação tem o propósito de assegurar a oferta de leite e carne de qualidade, produzidos em sistemas sustentáveis, promovendo sua inserção competitiva nos mercados nacional e internacional. Em outra perspectiva, espera-se que o programa contribua para um maior dinamismo das economias dos municípios mineiros com expressividade na bovinocultura, com geração de mais postos de trabalho e de renda. De forma complementar, o programa propicia a articulação e a interação institucional do segmento público com organizações do setor privado, tanto de insumos, quanto produção e indústrias, tendo em vista a qualidade final do produto a ser ofertado à sociedade.

Circuito Mineiro de Bovinocultura

O Circuito Mineiro da Bovinocultura é um programa de disseminação tecnológica que utiliza diversos métodos de extensão rural para o alcance de seus objetivos. Seminários, dias de campo, torneios leiteiros, webinares, encontros técnicos são exemplos de eventos realizados. Os temas técnicos são escolhidos conforme a Agenda de Bovinocultura e as demandas dos produtores rurais.

Convênio Mapa Bovinocultura

O convênio tem como objeto a execução de serviços de assistência técnica e extensão rural a produtores rurais que se dedicam à bovinocultura, visando proporcionar meios e condições para a apropriação de tecnologias e estratégias de administração dos sistemas de produção, num sistema sustentável e competitivo.

Ele é composto de metas de realização de assistência técnica aos bovinicultores e eventos coletivos como reuniões e dias de campo.

Atualmente o convênio é executado em 20 unidades regionais da Emater-MG, atendendo 256 produtores em 109 municípios, nas seguintes regiões: Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Campo das Vertentes, Sul de Minas, Zona da Mata, Central e Leste.

Convênio Mapa Leite Estado

O convênio tem por objeto a melhoria da qualidade do leite no Estado de Minas Gerais, tendo como objetivo contribuir para a produção de leite em propriedades rurais de médios produtores. São ao todo 31 municípios e 124 produtores das regiões de Curvelo, Guanhães, Patos de Minas e Unaí. Além da assistência técnica, são feitas capacitações para técnicos e produtores, encontro de técnicos com cooperativas de leite, circuitos e seminários, material técnico, além de distribuição de insumos para implantação das unidades didáticas.

Convênio Mapa Leite no Semiárido

O convênio tem por objetivo disseminar tecnologias agropecuárias da bovinocultura de leite com foco na convivência com a seca a partir de tecnologias sustentáveis. A integração lavoura pecuária, a produção de alimentos para o período seco e a introdução de espécies adaptadas ao semiárido são as tecnologias e princípios norteadores do trabalho do extensionista. O convênio beneficia médios produtores de leite de 38 municípios e 150 produtores rurais das regiões de Januária, São Francisco, Montes Claros, Janaúba, Salinas, Jaíba, Almenara e Teófilo Otoni. Além da assistência técnica, são realizadas capacitações de técnicos e de produtores rurais, dias de campo, seminários e distribuição de materiais técnicos.

Pró Genética

O Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino de Minas Gerais (Pró-Genética / Pró-Fêmeas) tem como objetivo promover o aprimoramento do rebanho bovino do Estado e o consequente fortalecimento das cadeias produtivas da carne bovina e do leite. Ele é coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e executado pela Emater-MG, Epamig e IMA, em parceria com prefeituras municipais e instituições privadas como os sindicatos de produtores rurais, cooperativas agropecuárias, agentes financeiros e, de forma destacada, com as associações de criadores.

Em cada município, o programa é realizado por meio de feiras e/ou leilões de touros e matrizes, promovidos por um arranjo local entre as instituições parceiras. Produtores interessados em adquirir touros e matrizes geneticamente superiores comparecem nestes eventos e negociam diretamente com os criadores / vendedores.

Programa de Inseminação Artificial

Iniciado em 2017, o Programa de Inseminação Artificial, desenvolvido pela Emater–MG, permite que agricultores familiares de dezenas de municípios do Sul de Minas melhorem a qualidade genética do rebanho, por meio da inseminação artificial nas vacas, utilizando sêmen de reprodutores de alto padrão. Por meio do programa, são adquiridos e distribuídos botijões de sêmen, motos para deslocamento dos inseminadores e kits de inseminação. Os recursos aplicados são provenientes do governo estadual e de emenda parlamentar.

Acordo de Cooperação TécnicaEmbrapa

O Acordo de Cooperação Técnica Emater/Embrapa tem por objetivo incentivar a adoção dos princípios de boas práticas agrícolas por meio da socialização de tecnologias, práticas, produtos, processos e serviços associados aos sistemas integrados de produção agropecuária nos Vales do Médio e Baixo Jequitinhonha e o Alto Rio Pardo. Pela Emater-MG, foram implementadas unidades demonstrativas em aproximadamente 20 municípios, nas regiões de Capelinha, Almenara e Salinas. Foram realizados plantios de palma forrageira, diversos cultivares de braquiárias, capim elefante, cana-de-açúcar, mandioca e sorgo. Para a disseminação destas tecnologias são realizados os dias de campo e webinares.

Parcerias

  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)

  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

  • Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)

  • Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede)

  • Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig)

  • Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (Girolando)

  • Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)

  • Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ)

  • Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam)

  • Universidades

  • Prefeituras municipais

  • Empresas de pesquisa agropecuária

  • Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais Ltda. (SICOOB Central)

  • Crediminas

  • Banco do Brasil

 

Responsáveis pela Agenda

Antônio Carlos Fernandes Quaresma — quaresma@emater.mg.gov.br

Nauto Martins — nauto@emater.mg.gov.br

Tânia Guimarães Rabello Conceição — tania.rabelo@emater.mg.gov.br


 



Matérias Relacionadas


Compartilhe!