Núcelo Vida no campo
Em 2023, a Emater-MG, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), inaugurou o Museu Mineiro da Extensão Rural Alysson Paolinelli. O espaço é dedicado à preservação e valorização da memória da extensão rural em Minas Gerais, setor fundamental para o desenvolvimento da agropecuária mineira. Buscando oferecer uma experiência especial para o público, o museu conta com objetos, fotografias, vídeos e textos explicativos. A exposição permanente é dividida em quatro núcleos: Vida no Campo, Extensão Rural, Clube 4-S e Perspectivas Futuras. Ao percorrerem os núcleos, os visitantes irão conhecer as transformações na vida no campo e na agropecuária desde a implantação do serviço de extensão rural em Minas Gerais e no Brasil, há 75 anos.
Núcelo Escritório
O acervo do Museu Mineiro da Extensão Rural Alysson Paolinelli foi catalogado por estudantes do curso de Museologia da UFMG, com a coordenação do professor e vice- diretor da Escola de Ciência da Informação da UFMG, Jezulino Mendes Braga. Os visitantes são recebidos e acompanhados por estudantes do curso de Museologia da universidade. Nesse primeiro momento, a posposta do museu é desenvolver um trabalho educativo com alunos das redes de ensino de Belo Horizonte. A ideia é que, de forma simples e lúdica, os alunos conheçam e valorizem a vida no campo.
Núcleo Panorama atual
O museu conta, ainda, com um espaço dedicado à memória do engenheiro agrônomo, professor universitário e ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli. Ele é considerado um dos principais nomes da agricultura mundial e defensor da segurança alimentar, por meio da produção eficiente e sustentável. Paolinelli, que faleceu em 2023, foi um dos responsáveis pela introdução da tecnologia na produção agrícola, contribuindo para que o Brasil se tornasse uma potência no setor. Ele idealizou o Programa Integrado de Pesquisas Agropecuárias do Estado de Minas Gerais (Pipaemg), que serviu de base para a criação da Epamig, Embrapa e do Sistema Cooperativo de Pesquisa Agropecuária (SCPA). Paolinelli recebeu o World Food Prize, em 2006, e foi indicado para o Nobel da Paz nos anos de 2021 e 2022. Dentre os diversos títulos, prêmios e reconhecimentos que recebeu, lembramos do Mérito da Extensão Rural, concedido pela Emater-MG em 2021.
Espaço Alysson Paolinelli
As visitas podem ser agendadas por:
e-mail: museu.extensaorural@emater.mg.gov.br
pelo telefone: (31) 3349-8207
A entrada é gratuita.
O Museu Mineiro da Extensão Rural Alysson Paolinelli funciona de segunda a sexta- feira (exceto feriados), de 13h às 17h.
O espaço fica na sede da Emater-MG, na Avenida Raja Gabaglia, 1.626, bairro Gutierrez, Belo Horizonte.
Matérias Relacionadas
Compartilhe!