Foco da Agenda

As culturas como arroz, feijão, mandioca, milho são itens fundamentais na alimentação humana e importantes fontes de renda, sobretudo para agricultura familiar. Por meio desta Agenda, a Emater-MG atua junto aos produtores rurais, prestando orientações para uma produção cada vez mais eficiente e sustentável, impactando no desenvolvimento do campo e na garantia de alimentos saudáveis à população.

A Agenda de Culturas engloba importantes produtos da cesta básica brasileira, como arroz, feijão, mandioca, milho e trigo. Também estão incluídos importantes itens de exportação, como o algodão e a soja, e do setor energético, como a cana-de-açúcar e o eucalipto. Praticamente, todos os municípios mineiros produzem algum tipo de cultura, sendo o milho, feijão e mandioca aqueles com maior abrangência territorial.

Diante do grande potencial produtivo destas atividades, a Emater-MG atua com o propósito de incrementar a produção de alimentos para abastecer os mercados e ampliar a geração de renda para os agricultores.

As ações da empresa priorizam a melhoria das práticas agronômicas, a proteção do ambiente e a inclusão produtiva e geração de renda de produtores e agricultores familiares. Neste sentido, os trabalhos são direcionados pela busca por novas tecnologias de produção, baseada na harmonia do tripé ambiental, social, econômico e na promoção da qualidade de vida dos agricultores familiares com qualidade de vida no campo.

É de responsabilidade desta Agenda a gestão dos sistemas: Safra Agrícola, Safra Pecuária, Valor de Terra Nua, ICMS Solidário.

Desafios e Proposições

  • Integrar ações com órgãos de pesquisa visando o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.

  • Estimular ações voltadas para a organização dos produtores.

  • Aprimorar processos produtivos e reduzir o uso de agrotóxicos.

  • Estimular práticas mitigadoras de possíveis danos ambientais e práticas benéficas à consecução e ampliação dos recursos hídricos.

  • Desenvolver ações que promovam a sucessão rural, mantendo o jovem no campo.

  • Realizar ações de divulgação e experimentação de tecnologias nas áreas de integração lavoura-pecuária (ILP), plantio direto, cultivo de algodão, milho, feijão, sorgo e mandioca.

  • Acordo de cooperação com o Centro Brasileiro de Referência da Cachaça para ações de capacitação de produtores de cachaça artesanal.

  • Realizar palestras técnicas em todas regiões do estado para estimular a organização rural.


 

Equipe da Agenda

Sérgio Brás Regina – sergio.regina@emater.mg.gov.br

Thiago Emmanuel de Almeida – thiago.almeida@emater.mg.gov.br

Publicado em: 07/02/2022



Matérias Relacionadas


Compartilhe!