O secretário estadual de Agricultura Thales Fernandes assume a presidência do Conselho de Administração
BELO HORIZONTE (19/04/2023) – Os atuais membros da diretoria da Emater-MG foram reconduzidos aos cargos, oficialmente, na última segunda-feira, dia 17 de abril. Atualmente, a diretoria executiva da empresa é composta por Otávio Martins Maia, (diretor-presidente), Cláudio Augusto Bortolini (diretor administrativo e financeiro) e Gelson Soares Lemes (diretor técnico). O Conselho de Administração também foi reempossado e, neste novo biênio, passa a ser presidido pelo secretário de Estado de Agricultura, Thales Fernandes.
Atualmente, a gestão da empresa está implementando o Planejamento Estratégico 2022-2026. Nesse sentido, foram definidos projetos voltados ao desenvolvimento e fortalecimento da empresa e à qualificação dos resultados a serem apresentados aos seus clientes, mantenedores, parceiros e à sociedade. Entre os projetos estratégicos estão os programas de Gestão de Desempenho por Competências e o Transforma Minas para as seis gerências regionais, a recriação do escritório de projetos, a implantação do Comitê de Resultados e do acordo de resultados.
Outra ação gerencial é o fortalecimento da educação corporativa, a implentamentação da gestão por competência e a avaliação de desempenho, além do maior plano de investimentos da história da empresa, com R$24 milhões de recursos próprios. A estatal mineira adotou ainda novos instrumentos de boa governança (Plano de Integridade da Emater-MG, Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, Pacto por Resultados e outros). O Programa de Apoio à Comercialização Eletrônica de Produtos e Serviços da Agricultura Familiar e a Plataforma de Ater Digital, que inclui o projeto o chatbot, nomeado EMA, estão em desenvolvimento.
Reconhecimento nacional
No ano passado, a Emater-MG figurou na posição 89 no ranking das 400 maiores empresas brasileiras, destacadas pela revista Exame no prêmio Melhores e Maiores 2022. A estatal mineira é a única empresa de extensão rural, presente no ranking da revista. A empresa mineira de extensão rural também participou da categoria “Agronegócio”, ocupando a posição 53. A estatal mineira também conquistou o segundo lugar na categoria “Serviços Agropecuários”, no Prêmio Melhores do Agronegócio, da revista Globo Rural.
A Emater-MG é uma empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e têm convênio com 806 municípios do Estado, mais de 94% de cobertura, beneficiando anualmente mais de 300 mil produtores rurais com assistência técnica e extensão rural públicas. Só em 2022, foram cerca de dois milhões de atendimentos prestados a agricultores familiares e suas organizações. “Os resultados alcançados pela empresa nos últimos anos vêm contribuindo substancialmente para o desenvolvimento rural sustentável de Minas Gerais, com importantes impactos sociais, econômicos e ambientais”, argumenta Otávio.
Na parte social, dentre outros resultados, vale citar a parceria Emater-MG e Secretaria de Estado de Educação (SEE), que beneficia mais de 3 mil escolas e 16 mil agricultores familiares. O contrato firmado com a Secretaria de Educação, com foco no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) garante alimentos de qualidade e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. “Com assistência técnica da Emater-MG, milhares de agricultores se tornaram aptos a comercializar junto à rede estadual de ensino, por meio dos editais do programa. Com isso, vamos não só cumprir o mínimo de 30% estabelecido pelo FNDE, como vamos progressivamente aumentar as vendas desses, desenvolvendo um papel social para esse setor que tanto emprego e renda gera em Minas Gerais”, afirma o diretor presidente da Emater-MG.
Meio ambiente
Já na agenda ambiental, por exemplo, a Emater–MG desenvolve diversas ações no Estado, voltadas tanto para a promoção de práticas produtivas sustentáveis, como para a implementação de práticas de conservação e recuperação ambiental. Dentro dessa proposta, em 2022, foram atendidos 207.670 agricultores, 705 organizações rurais e 6.192 pessoas de áreas urbanas. Esses atendimentos ocorreram por meio de atividades de assistência técnica e extensão rural, vinculadas a diversos projetos e programas.
A Emater-MG também atua ao lado das secretarias estaduais de Meio Ambiente e de Agricultura, na aplicação da metodologia de Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP), que ajuda a compor um diagnóstico das sub-bacias hidrográficas de Minas Gerais. Essas informações servem de base para a implantação de ações que busquem o aprimoramento da gestão ambiental no Estado.
Dentre os diversos programas trabalhados se destacam: o Projeto de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco; a adequação ambiental dos imóveis rurais atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, desenvolvidos em parceria com a Fundação Renova; e a adequação ambiental das propriedades rurais atingidas pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão, na bacia do Rio Paraopeba, feito em parceria com a Vale.
Outra iniciativa importante foi a adesão da empresa ao Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU). Com essa iniciativa ESG (Environmental, Social and Governance), a Emater-MG busca contribuir para um futuro sustentável do planeta, cooperando para garantir o sustento das gerações atuais, sem que isso comprometa o meio ambiente e as necessidades das novas gerações.
Assessoria de Comunicação – Emater-MG
www.emater.mg.gov.br
facebook.com/ematerminas
Publicado em: 20/04/2023
Matérias Relacionadas
Compartilhe!