Cooperativas e produtores mineiros e paulistas participam de encontro em Claraval


 

BELO HORIZONTE (04/05/23) - Um encontro regional do cooperativismo foi realizado, nesta quinta-feira (dia 04), em Claraval, no Sudoeste de Minas. O evento ocorreu durante todo o dia no Mosteiro Cisterciense e contou com a presença de 120 produtores da região, além de alguns agricultores do estado de São Paulo. A proposta do encontro é o fortalecimento do cooperativismo e do associativismo entre os produtores do Sudoeste de Minas, especialmente na agricultura familiar.

Além dos produtores, o encontro teve a participação de, pelo menos, cinco cooperativas da região. “A proposta é apresentar as políticas públicas voltadas para o setor e a força do cooperativismo, a força da mulher e do jovem no cooperativismo. Então a importância desse evento é reforçar cooperativismo e fomentar a participação associativa de mulheres e jovens da região”, diz o coordenador técnico da Emater-MG, Carlos Eduardo Bovo.

A abertura oficial do evento ocorreu às 8h30, seguida de uma palestra sobre o "Programa Estadual de Cooperativismo da Agricultura Familiar e Agroindústria Familiar de Minas Gerais e o papel da Unicafes no fortalecimento das cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária", às 9 horas. A palestra foi ministrada pelo diretor-presidente da União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária de Minas Gerais (Unicafes), Getúlio Gomes Vieira.

Durante a parte da manhã, houve ainda a palestra “Gestão de Cooperativa da Agricultura Familiar: Experiência da Cooperativa Mista Agropecuária de Paraguaçu – COOMAP”, dada pelo engenheiro agrônomo Rogério Pereira. Após o intervalo do almoço, o evento foi retomado, às 13h30, com a apresentação “A história do Café Feminino da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região - COOPFAM”. As palestrantes foram do grupo Mulheres Organizadas em Busca de Igualdade (Mobi).

Orgânicos

A presidente da Coorgânica Dirce de Souza Rodrigues falou sobre a história da Coorgânica, logo em seguida. A Coorgânica começou em 2017, a partir da ação de 12 mulheres que queriam vender verduras orgânicas para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Elas se organizaram e fundaram a cooperativa, que hoje tem cooperados em vários municípios do Sudoeste de Minas, além de alguns municípios de São Paulo. A produção de Queijo Canastra Orgânico também foi tema de palestra, proferida pelo engenheiro agrônomo e produtor rural, Vinícius Soares.

O último assunto do dia foi a “A exportação de produtos da Agricultura Familiar”, com coordenador técnico regional da Emater-MG, Carlos Bovo. Segundo o coordenador, as secretarias estaduais de Agricultura (Seapa) e a Desenvolvimento Econômico (Sede) têm uma política pública para fomentar a exportação de produtos mineiros no exterior, abrir novos mercados e possibilitar rodadas de negócios de compradores estrangeiros e produtores do estado.

“O produtor mineiro só pode entrar nesse processo, através das cooperativas que representam a agricultura familiar. Na palestra de hoje, destaquei a importância do cooperativismo para acessar mercados internacionais, saindo no fluxo normal. Essa política pública apresenta um caminho alternativo para exportação via parceria da Seapa, Sede, Emater-MG, embaixadas brasileiras e o Ministério da Agricultura, entre outros apoiadores”, explica Bovo. A organização do Encontro Regional do Cooperativismo é da Emater-MG, da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) e da Prefeitura de Claraval.

 

Assessoria de Comunicação – Emater-MG

Jornalista responsável: Flávia Freitas

Atendimento à imprensa:
Terezinha Leite – Tel.: (31) 3349-8021
E-mail: terezinha.ascom@emater.mg.gov.br
www.emater.mg.gov.br
facebook.com/ematerminas
Fotos: Divulgação Emater-MG

Publicado em: 04/05/2023

 

Publicado em: 04/05/2023



Matérias Relacionadas

 

Faça parte do nosso grupo exclusivo no Whatsapp, para receber em primeira mão as notícias da Emater-MG

 


Compartilhe!