Parceria traz o que há de melhor na agricultura familiar do estado para a capital
BELO HORIZONTE (5/5/2023) - Queijos, cafés, mel, doces, carnes, conservas, aperitivos, artesanato. Toda diversidade e riqueza da agricultura familiar agora farão parte da agenda de eventos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A Feira da Agricultura Familiar, organizada pela Emater-MG, será realizada, a partir de agora, mensalmente na área externa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O termo de parceria que oficializou essa programação foi assinado na quinta-feira (4/5) durante mais uma edição do evento, entre os representantes da Emater-MG e da ALMG.
Segundo o presidente da Assembleia, Tadeu Martins, este será um espaço privilegiado para que os produtores possam expor suas mercadorias. “Estamos assim garantindo geração de renda e incentivando a agricultura familiar, que é tão importante”, enfatiza.
O deputado Antônio Carlos Arantes, que encabeçou o projeto, lembra que o público que circula pela ALMG é grande, mais de 3 mil pessoas por dia. “Isso aqui não é só promoção de renda, que é o principal, mas também da saúde, porque são alimentos de qualidade e ainda do turismo, porque onde tem uma feira organizada como esta, com periodicidade, passa a ser uma atração turística”, comenta.
A frequência mensal, na avaliação do diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, fideliza os clientes, além de propiciar a abertura de novos mercados para agricultura familiar mineira. “As pessoas que vêm aqui degustar dessas riquezas, belezas e delícias conhecem e se tornam clientes recorrentes, e tem ainda aqueles donos de empório, supermercado, mercadinho, que acabam fazendo o contato aqui gerando assim novas oportunidades”.
O Secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerais, Thales Fernandes, reforça que a agricultura familiar é um setor prioritário para o Governo de Minas, alvo de programas, políticas públicas e projetos realizados pelas vinculadas da secretaria: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). “A agricultura familiar na secretaria tem sido uma das nossas principais bandeiras, temos trabalhado para a regularização das agroindústrias de pequeno porte, dentre outras ações, e vamos prestigiar essa feira, de suma importância”, enfatiza.
Na ALMG, neste primeiro semestre, o evento acontecerá nas primeiras quintas-feiras de cada mês: a agenda iniciou em 4 de maio e contará com feiras ainda nos dias 1º de junho e 7 de julho. Já no segundo semestre, acontecerá nas primeiras e nas segundas quintas-feiras do mês, ou seja: 3 de agosto, 14 de setembro, 5 de outubro, 9 de novembro e 14 de dezembro.
Como participar
Para participar desta e de outras feiras organizadas pela Emater-MG na capital mineira, o produtor rural precisa ser cliente da empresa e estar regularizado. “Ele precisa procurar o escritório local da Emater, demonstrar o interesse em participar, aí o técnico da empresa vai analisar este produto, se está dentro dos padrões, se segue a legislação. Com esse produtor cadastrado, nós faremos um rodízio”, explica o gerente regional da Emater-MG, Vitório Freitas.
Segundo ele, além da Feira da ALMG, há outros espaços na capital mineira para que o produtor assistido pela Emater-MG possa comercializar, como a feira mensal no shopping Minas Casa. Além disso, novos projetos estão em andamento, como uma feira mensal na Praça Sete, centro de Belo Horizonte, em parceria com a prefeitura. “Nós estamos de fato fazendo o circuito completo, nós damos assistência, acompanhamos o produtor para que se desenvolva e oportunizamos a comercialização”, complementa.
História
Quem compra da agricultura familiar não está levando apenas um produto, mas uma história. À frente de uma agroindústria de doces em Betim, da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Armando Alves lembra que já passou por muitas dificuldades na vida, até se encontrar na produção agroindustrial.
“Já fui caminhoneiro, fui para área de usina de concreto. E obra pesada a gente tem que ir para onde a obra está, né? Por esse motivo eu tinha que ficar até 90 dias fora de casa, durante 15 anos, e eu não tinha satisfação de ficar tanto tempo longe da família. Então tive a ideia de fazer o pé de moleque. E esse espaço que a Emater-MG prepara pra gente, com tanto carinho, é muito importante, porque a gente consegue preços mais justos e tem a resposta do cliente na hora e isso não tem coisa melhor”, conta.
A servidora pública Cristiana Boa Ventura fazia atividades físicas na Praça da ALMG, quando avistou a feira. Aproveitou para fazer as compras e degustar algumas delícias. “Eu adoro uma feira e estava precisando de comprar alguns produtos. Já provei um café maravilhoso e vou aproveitar pra levar pra casa essas delícias”.
Feira Livre
As Feiras da Agricultura Familiar são importantes instrumentos de comercialização para os produtores, além de garantirem segurança alimentar e produtos saudáveis para os consumidores. Segundo o último levantamento realizado pela Emater-MG, em 2018, 81% dos municípios mineiros possuem uma feira livre da Agricultura Familiar em funcionamento, a grande maioria fomentada e orientada pela empresa pública de assistência técnica e extensão rural.
Assessoria de Comunicação – Emater-MG
Jornalista responsável: Aline Louise
Atendimento à imprensa
Jornalista Terezinha Leite
Tel: (31) 3349-8021
E-mail: terezinha.ascom@emater.mg.gov.br
facebook.com/ematerminas
Fotos: Divulgação Emater-MG
Publicado em: 05/05/2023
Matérias Relacionadas
Compartilhe!