Emater-MG e prefeitura organizaram visita de produtores a Itabirito, na região Central de Minas
São João del-Rei (21/11/2023) - Para fortalecer a cultura e a economia de Resende Costa, no Campo das Vertentes, a Emater-MG e a Secretaria Municipal de Turismo, Artesanato e Desenvolvimento Econômico promoveram uma visita técnica ao município de Itabirito, na região Central de Minas. Durante a visita, no início de novembro, o grupo de produtores conheceu propriedades e pontos turísticos a fim de compreender melhor o que é o turismo rural e como desenvolver a atividade em Resende de Costa.
Com o transporte cedido pela prefeitura, oito produtores participaram da viagem em busca de conhecimento. “Essa visita foi fundamental para que eles visualizassem o que é o turismo rural e toda sua potencialidade. Eles puderam entender a importância do associativismo, do cooperativismo, do trabalho em parceria e da proteção do meio ambiente, como ferramentas para o desenvolvimento local de maneira sustentável”, relata a extensionista do escritório da Emater-MG em Resende Costa, Marina Moreira. A técnica explica que, a partir dessa troca de experiências, os produtores do município começaram a valorizar mais o que produzem e o local onde moram.
Primeiro, o grupo conheceu o trabalho da Associação Itabiritense de Artistas e Artesãos, com mais de 30 anos de história. Em seguida, o grupo visitou o Sítio Recanto dos Búfalos. Além de conversar com os proprietários sobre turismo rural, os visitantes degustaram produtos derivados do leite de búfala. Os produtores de Resende Costa também estiveram no Sítio da Mata, onde são produzidas e comercializadas hortaliças e quitandas para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Na hora do almoço, foram para a propriedade Catana da Serra. Além de um belíssimo almoço, com direito a pastel de angu, o local possui cachoeiras para visitação, modalidade de serviço day use e, também, chalés.
A quitandeira, Josiane Magali Resende, uma das integrantes do grupo de Resende Costa, destaca o trabalho da Emater-MG, visando o desenvolvimento do turismo rural no município. “Sempre houve, por parte da Emater, uma vontade de implantar o turismo rural em nossa região. Pelo fato de nunca termos visto nada parecido, havia uma resistência por parte de moradores das comunidades. Através dessas visitas tivemos a certeza que temos potencial para implantar em nossa região o turismo rural”, disse a produtora.
“Essas visitas técnicas, também conhecidas como benchmarking, ocorrem em todo o estado, com o apoio da coordenação estadual de Turismo Rural e Artesanato da Emater-MG. Elas proporcionam tanto aos produtores rurais quanto aos extensionistas a oportunidade de vivenciar e compreender de fato o turismo rural, suas particularidades e sua simplicidade”, afirma a coordenadora estadual de Turismo e Artesanato da Emater-mg, Thatiana Daniella Moura Garcia. A coordenadora completa ressaltando que a participação e valorização de jovens e mulheres rurais têm sido cada vez maior nessas atividades.
Atendimento à imprensa:
Terezinha Leite – Tel.: (31) 3349-8021
E-mail: terezinha.ascom@emater.mg.gov.br
www.emater.mg.gov.br
facebook.com/ematerminas
Fotos: Divulgação Emater-MG
Ascom Emater-MG
Texto: Isis Carvalho (Estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Sebastião Avelar
Email:comunicacaemateruregisjdr@gmail.com
Contato: (32) 3372-1227
Publicado em: 21/11/2023
Matérias Relacionadas
Turismo de base comunitária aumenta renda em áreas rurais (21/11/2023)
Compartilhe!