O Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética/Pró-Fêmeas) tem como objetivo promover o aprimoramento do rebanho bovino e o consequente fortalecimento das cadeias produtivas da carne e do leite. Esta Política Pública Estadual viabiliza a disponibilidade, o acesso e a comercialização de touros e/ou fêmeas bovinas de padrão genético superior em eventos pecuários de comercialização chancelados. Atende, prioritariamente, os pequenos e médios pecuaristas de rebanhos bovinos comerciais no Estado, enfatizando a necessidade e os benefícios da substituição dos animais que possuem pouca eficiência reprodutiva e produtiva.

O Programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e executado por suas vinculadas, a EMATER- MG, a EPAMIG e o IMA, em parceria com prefeituras municipais, sindicatos de produtores rurais, cooperativas agropecuárias, agentes financeiros e, de forma destacada, com as Associações de Criadores de Raça.

Em cada município, Programa é realizado por meio de feiras, leilões e shoppings promovidos por um arranjo local entre as instituições parceiras. Produtores interessados em adquirir touros e fêmeas geneticamente superiores, comparecem nestes eventos e negociam diretamente com os criadores/vendedores.

 

Perfil do Pró-genética 

Clique aqui para conhecer o Perfil do Pró-genética

           

Regulamento

As normas e critérios do Programa estão estabelecidos em Regulamento próprio. Clique aqui para consultar o Regulamento do Programa.

 

Decreto

Clique aqui para consultar o Decreto do Programa

 

Coordenação e execução

 

  

 

Parceiros

Associações de Criadores

 

 

 

 Sindicatos de Classe de produtores e trabalhadores rurais

    

 

 Prefeituras, Cooperativas e Agentes Financeiros